segunda-feira, 1 de março de 2010

Vestibular.

Andei pensando em fazer desse blog, um lugar de postagens apenas para pensamentos não ligados a mim. Mas cheguei a conclusão de que isso é praticamente impossível. Não há nada que eu pense que não seja ligado a mim. Até quando eu penso num político corrupto lá de Brasília, eu to pensando em mim. Bem, acabei por não ter o que falar e fiquei sem vir aqui por isso. E também por umas "confusões" internas e externas. Mas nada que não seja novidade...

Então ok, vamos partilhar. Pensei muito, mais muito sobre vestibular. Acho que o ponto central da minha vida agora se tornou "Vestibular". Minha vida e meus pensamentos regem a isso. Não há nada, ou quase nada que eu faça, que não seja ligado a essa bendita palavrinha e um ato tão chatinho e tão cansativo. Bom... A questão é: Eu perdi a vontade. Eu não sei porque, mas quando falam "Vestibular" já me dá um desânimo. Uma vontade imensa de sair correndo e fazer outras coisas mais "interessantes", mesmo que elas mesmas nem sejam interessantes, elas se tornam interessantes.

Não sei se é porque tenho a obrigação de fazer isso ou se é por preguiça mesmo. Meu amigo que passou por isso, hoje falou uma coisa que fez muito sentido pra mim. "O colégio te força a estudar, os professores te mostram e te falam coisas que muitas vezes nem cai no vestibular, se torna cansativo e é normal a preguiça aparecer...". Eu andei pensando muito quanto a isso esses dias e agora vejo que ele tem razão sim. Quando entro na sala, eu entendo tudo, me interesso, acho aquilo super interessante e aprendo com facilidade. O problema é: O vestibular. Como aquilo vai cair lá? E o que vai cair lá? É horrível você passar um ano estudando milhões de coisas que podem nem cair na prova! E quando você estuda e se empenha num tipo de questão ou de forma de expressão e chega lá, é uma coisa totalmente diferente? Isso desestimula a estudar todos os dias como deveria ser feito. Com interesse e afinco, com determinação e muita vontade. E certeza de que aquilo que você está estudando é o certo pro que você quer.

O meu colégio insiste em fazer uma prova de uma forma mais difícil que o vestibular. Como se na prova ele tirando notas boas, no vestibular ele tira de letra. Mas eu não quero um nível mais alto, eu quero o mesmo nível. Eu nunca fiz uma prova de vestibular. Eu quero exemplos e não uma coisa pior. Eu ando me preocupando mais com o colégio do que com o vestibular. Porque a porcaria do nível das provas do colégio é maior que o do vestibular. Isso é ou não é errado? Já conversei muito sobre isso e te digo, ninguém aprova. Nem mesmo os professores do próprio colégio.

E o que fazer? Eu não sei. Eu só sei que tenho que seguir todas as regras tolas, por mais que as ache absurdas, eu tenho que seguir. Não há como fugir. E... Curtir o momento. Nada de ficar julgando e reclamando o tempo inteiro. Isso é uma das coisas que tenho que acabar pelo menos por enquanto. Por enquanto que faço uma coisa que sou obrigada a fazer. Por mais que não aprove as regras... E, fazer como todo mundo faz: Venda nos olhos e pé no acelerador pra vencer a corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário